PROTETOR SOLAR EM CASA?
1 de julho de 2020Em tempos de pandemia, uma das principais dúvidas das mamães lactantes, como eu, é a amamentação do bebê.
O leite materno é o melhor alimento para garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, ele é essencial para o bom desenvolvimento da criança.
Até o momento, a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), em consenso com o seu Departamento Científico de Aleitamento Materno e a Federaçao Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO), afirma que a amamentação pode ser realizada normalmente, mesmo em mulheres diagnosticadas com o coronavírus, desde que elas se sintam bem para isso e sigam os cuidados necessários.
Para explicar o posicionamento da instituição, a SBP informou que ainda não há nenhum estudo capaz de comprovar a transmissão vertical do vírus, isto é, que a mãe contaminada é capaz de repassar a doença para o filho por meio do leite materno.
COMO PROTEGER OS BEBÊS DURANTE O ALEITAMENTO MATERNO?
• Para as mães que não estão com suspeita ou não foram diagnosticadas com coronavírus, os cuidados principais são: higienização correta e frequente das mãos, e evitar locais aglomerados.
• Para as mães com suspeita ou diagnosticadas com a Covid-19, é essencial o uso de máscaras em todas as mamadas. Além da higiene rigorosa das mãos antes de tocar o bebê na hora de posicioná-lo para mamar.
• As mãos também devem ser limpas antes de fazer o manuseio de bomba extratora de leite e, até mesmo, de mamadeiras.
• Caso haja a necessidade, as mães devem pedir ajuda para alguém saudável para ajudá-las a oferecer o leite ordenhado para o bebê.
• Um dos motivos que pode levar à pausa da amamentação é a piora do quadro respiratório da mãe diagnosticada com a Covid-19, ao ponto dela precisar ser internada. Neste caso, não se justifica a internação do bebê junto.
• Há também a possibilidade da mãe lactante não se sentir confortável em prosseguir com a amamentação e preferir ordenhar o leite, sentindo que ela e o bebê estão mais seguros dessa forma.
OS BEBÊS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO DO CORONAVÍRUS?
Os bebês ainda não foram inclusos no grupo de risco para o coronavírus. No entanto, como a imunidade deles acaba sendo mais baixa, alguns cuidados se tornam necessários. Se possível, a família precisa se manter em isolamento domiciliar, diminuindo os riscos da propagação da doença.
Vale ressaltar que, além da Covid-19, é preciso ter cuidado com outras doenças, como o sarampo e o vírus H1N1.